PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL PROFª IZABEL FONSECA SIQUEIRA

 

Publicado em: 17/07/2023 16:46

Whatsapp

 

Dando continuidade às atividades em Comemoração da 1ª Semana do Meio Ambiente de Reserva do Iguaçu-PR, implantada em 2023. Objetivando principalmente a uma maior conscientização da população em geral em detrimento ao dia 05 de junho, que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

De cunho estritamente EDUCACIONAL, foram plantadas várias mudas de espécies nativas e também da espécie de Pinheiro do Paraná, o Araucária dentro do espaço da escola, juntamente com palestra lúdica e orientativa sobre os Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município.

Esse projeto envolveu turmas do 6º ano da Escola, bem como professores e a diretora Vânia juntamente com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Concomitantemente a esse projeto também é monitorado o sistema de compostagem na escola.

O pátio de compostagem que foi implantado em todas as escolas do município objetiva dar um destino ambientalmente correto de todo resíduo orgânico produzido pelas instituições afim da produção de um novo subproduto o chamado “composto orgânico” que por sua vez serve como substrato e fertilizante para a produção de hortaliças e demais usos como fertilizantes para toda a área verde nas Escolas.

Ainda dentro desse processo é dado apoio para implantação de hortas escolares, para dar uso desse comporto orgânico na produção de verduras e frutas para serem consumidas pelos alunos juntamente com a merenda escolar. Logo resolvemos um problema ambiental grave e criamos uma oportunidade de produção de alimentos de forma prática, barata e viável dentro dos centros de excelências no município de Reserva do Iguaçu.

Precisamos repensarmos nossas atitudes em relação ao Ambiente em que vivemos e principalmente que tenhamos consciência ecológico/ambiental em todos as nossas ações diárias. O Meio Ambiente apenas externaliza o nosso comportamento, logo, precisamos tomar atitudes pro ativas sobre a Natureza saudável e Ecologicamente sustentável em que vivemos, pois sem ela até mesmo nós haveremos de ter dificuldades em nossa prosperidade e existência, além de que o nosso futuro pode também estar comprometido.

Ainda dentro desse contexto pretende-se abrir composteiras em todas as escolas e CMEIS para que tenhamos consciência e aprendizado no ambiente escolar. Ainda foi orientado a todos a melhor maneira de fazer a separação do nosso lixo por característica, bem como o seu destino de forma correta para que nem tudo que produzimos vá para o Aterro Sanitário Municipal.

Precisamos criar hábito saudável e constante para alcançarmos êxito rumo a AUTOSSUSTENTABILIDADE AMBIENTAL e SOCIAL. Pra isso repensar em Reciclagem além da redução na produção de lixo é uma premissa básica de respeito e retidão de conduta em relação ao Meio Ambiente em que vivemos.