14ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Publicado em: 06/07/2023 16:17

No dia 30 de junho na Câmara de Vereadores tivemos a 14ª Conferencia de Assistência social momento para analisarmos as politicas publicas sobre o SUAS no municipio, o palestrante Enirson Macagnan abordou os assuntos referentes à reconstrução do SUAS, apresentando em um formato de Palestra Show.

Contamos com as presenças do Prefeito Vitorio Antunes de Paula, Presidente da Câmara João Francisco dos Santos, Secretaria de Assistência Social Cirene Antunes da Rosa, Secretaria de Educação Daniele Caldas, Vereadora Raquel de Oliveira, Vereador Luiz Zanon, Secretario de Administração Emerson Sensechen, Secretario de Agricultura Clairton Pedroso de Quadros, Regis Augusto Chefe de Gabinete fez a Cerimonia de abertura, as Assistentes Sociais Sandy e Daisy apresentaram o Regimento Interno.

A Banda Municipal Vila Lobos com o Maestro Odair tiveram participação especial, apresentando os Hinos do Brasil e do Município além de outras apresentações, o Serviço de Convivência Luz e Arte levou uma apresentação das crianças do programa.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é uma política pública brasileira que tem como objetivo garantir os direitos sociais e promover a inclusão social por meio da oferta de serviços, programas, projetos e benefícios às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.

O SUAS que temos refere-se à realidade atual do sistema, que é composto por uma rede de proteção social formada por Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) LUZ E ARTE, CASA LAR, entre outros equipamentos. Além disso, também envolve a gestão descentralizada e participativa, com a atuação dos municípios e estados em parceria com o Governo Federal.

No entanto, é importante ressaltar que o SUAS enfrenta diversos desafios e necessidades de aprimoramento. Dessa forma, o SUAS que queremos busca melhorias em diferentes aspectos: Ampliação da cobertura e acesso; Fortalecimento da rede de proteção social; Qualificação profissional; Desburocratização e simplificação dos processos; Fortalecimento do financiamento; Participação social.

A Vice Presidente Jumara Dallagnol presidiu a 14ª Conferência e agradeceu a presença de todos, autoridades, Maestro com a Banda, profissionais , Servidores, usuários, conselheiros, Associações Presentes e equipes. Gratidão a todos!