PROGRAMA DE ROBÓTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Publicado em: 05/06/2023 17:01

A Prefeitura do Reserva do Iguaçu, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, visando ampliar a qualidade do ensino, que constitucionalmente está sob sua responsabilidade, vem investindo em tecnologias, voltadas para a educação, como recursos a mais no processo de aprendizagem dos estudantes e na formação continuada de seus professores.

Nesse contexto, surgiu o Programa de Robótica na Escola que introduziu e vem desenvolvendo projetos educacionais com o uso de determinadas tecnologias no processo de mediação da aprendizagem; de modo a contemplar o desenvolvimento de dinâmicas mais lúdicas, auxiliar na demonstração e melhor compreensão de conceitos, estimular o trabalho em equipe e, portanto, a participação e colaboração entre os sujeitos do processo.

As atividades com a robótica nas escolas da rede municipal de ensino de Reserva do Iguaçu são desenvolvidas através de três linhas de ação: Robótica de Encaixe, Robótica com Ferramentas e Robótica Humanoide.

A Robótica de Encaixe estimula a criatividade e o trabalho em equipe nas crianças desde os primeiros anos. Os kits de montagem contêm duas linhas de atuação: blocos não programados, que atendem aos estudantes do Ensino Fundamental I, 3º ao 5º ano, e blocos programáveis, trabalhando com eletrônica e programação.

O Programa já está contribuindo, desde 2022, na implantação de uma nova cultura escolar, permeada pelo desenvolvimento de atividades inovadoras que motivem e mobilizem professores e estudantes para um trabalho escolar colaborativo a fim de propiciar a construção coletiva, a autoria, a criatividade, a resolução de problemas e a socialização do conhecimento de forma articulada e integrada aos componentes curriculares numa perspectiva interdisciplinar, em plena sintonia com a natureza dos conhecimentos que são requeridos para as atividades no campo da robótica.

Todas as ações vêm sendo desenvolvidas em sintonia com a Política de Ensino da Rede na perspectiva de contribuir para ampliar as possibilidades de aprendizagens dos estudantes, considerando os princípios do direito do estudante a uma educação com qualidade social, inclusiva e sustentável. Nesse sentido, foram realizadas formações com professores, coordenadores e dirigentes, além de oficinas, treinamento e futuras exposições com os estudantes.

No momento a gestão conseguiu dois kits que estão atendendo a demanda de duas escolas municipais: Escola Municipal Monteiro Lobato e Escola Municipal Pedro Siqueira, espera-se estender o projeto para as demais escolas do município o mais breve possível.

Parabéns a Direção e equipe pedagógica das escolas, assim como as professoras Marilda da Silva e Silvia Bittencourt pelo empenho e belíssimo trabalho que tem desenvolvido.