SECRETARIA DE MEIO AMBENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IMPLANTA CENTROS DE COMPOSTAGEM EM ESCOLAS NO DIA DA ÁGUA

Publicado em: 03/04/2023 16:36

No dia 22 de Março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Essa data nada mais é do que um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos em todo o Planeta enaltecendo o fato de que a sua preservação é papel de toda a sociedade. Logo, devemos aprender a conservar esse recurso natural tão crucial para a existência da vida: ao escovar os dentes, fechar a torneira; os banhos mais rápidos e econômicos inclusive; ensaboar a louça antes de enxaguar; sempre usar máquina de lavar roupas e louça na sua máxima capacidade. Ainda nesse contexto não lavar as calçadas da rua com água tratada, além de priorizar lavagens mais econômicas para os veículos. Toda forma de cuidado com esse recurso é bem-vindo, porque é somente na escassez que saberemos o verdadeiro valor de uma gota de água potável. O seu uso não desobriga o cidadão consciente da responsabilidade quanto aos cuidados em relação a falta de água para a proliferação da vida!

É preciso se atentar para a recuperação das nascentes de água, principalmente àquelas que fornecem água para o uso humano. Esse é considerado um dos mais importantes projetos mantidos e geridos pela Secretaria de Meio Ambiente do município sobre ÁGUA. Vale destacar que a nascente sem a devida proteção florestal não permanece viva, carece de atenção e urgente! Precisamos isolar uma margem de influência ao redor do olho de água e reflorestar de maneira a retornar ao estado de antes da degradação ambiental para que continue jorrando água em quantidade e qualidade suficiente para o consumo dos animais e para a natureza.

Foi essa a condição que limitou a oferta de água pela Natureza, é o preço a ser cobrado e de maneira mais intensa quando das estiagens que são cada vez mais severas, longas e frequentes prejudicando até mesmo a sobrevivência da espécie humana como um todo.

Seguindo esse raciocínio, e através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com apoio da prefeitura municipal foi implantado os dois primeiros Centros de Compostagem de Reserva do Iguaçu, sendo um em cada escola a saber: Escola Estadual Prof.ª Izabel Fonseca Siqueira e na Escola Municipal Pedro Siqueira. Essa atitude pretende despertar nos alunos e em toda comunidade escolar a conscientização sobre o destino ambientalmente correto de todos os nossos resíduos produzidos, independentemente de sua origem e constituição.

Ainda vale destacar que com a compostagem nas Escolas, além da destinação correta ainda há uma geração de um subproduto, o composto orgânico, que poderá ser utilizado como fertilizante nas plantas ornamentais ou até mesmo na horta escolar reduzindo o volume de resíduos encaminhados ao Aterro Sanitário Municipal.

Essa iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente já está em fase de ampliação para todos os centros de Excelência, ou seja, escolas e creches do município. Almeja-se despertar em todos os estudantes atitudes proativas em relação ao lixo = resíduo produzido em nosso dia-a-dia para que não sejam despejados na Natureza sem critérios algum contaminando o SOLO e a ÁGUA. As palestras lúdicas e breves além da parte prática fizeram com que os alunos tomassem consciência de seus atos ainda agora na juventude para que se torne um hábito saudável para toda a vida.