PROJETO DE FOMENTO AO PEQUENO AGRICULTOR NA PRODUÇÃO DE MEL NA COMUNIDADE DE SÃO JOSÉ

Publicado em: 19/12/2022 13:22

As Secretarias de Meio Ambiente, Agropecuária e Administração com apoio da Prefeitura Municipal desenvolvem atividades em prol do Meio Ambiente com a implantação do Projeto de Fomento às famílias da Comunidade de São José na ‘Produção de Mel’.

Esse projeto desenvolvido pela Prefeitura, tem a função principal a produção de abelhas que são ótimas polinizadoras e consequentemente a produção de mel. Ainda se apresenta como mais uma alternativa de emprego e renda para o pequeno agricultor, melhorando a qualidade de vida no campo conforme comentou o Sr. José Maria Lustosa Mendes, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município.

Dentro do Projeto foram beneficiados diretamente 06 famílias com a entrega de um KIT de equipamentos para a Casa do Mel para dar mais condições de trabalho para com o mel de abelhas com ferrão. Basicamente esses equipamentos além se serem todos de material inoxidável atendendo ao critério da Vigilância Sanitária e também as diretrizes para a emissão do Selo de Inspeção Sanitária do município, além de agilizar o processo de extração e acondicionamento do mel pós colheita.

A Comunidade toda será beneficiada, pois poderão utilizar a desoperculadora com capacidade de 32 quadros, o decantador de mel com capacidade de 450 kg e a centrífuga elétrica de 32 quadros para a extração do mel sempre que precisarem.

Além do apoio da Administração Municipal na reforma da antiga Casa do Mel na Comunidade São José, também os agricultores produtores de mel poderão usufruir de todo apoio da equipe técnica sobre o manejo das colmeias desde a captura de enxames voadores ou divisão de enxames das colmeias já existentes, até a alta produção de mel, haja vista ser o mel mais um produto rentável economicamente para melhorar a vida dos agricultores de acordo com o Sr. Clairton Pedroso de Quadros, Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural.

O Prefeito Vitório Antunes de Paula ficou muito satisfeito ao visualizar o processo de produção, ressaltou a importância desses tipos de Projetos, agradeceu a Comunidade, as Secretarias e técnicos envolvidos e disse que pretende estender o Projeto para outras comunidades

Vale lembrar que esse projeto vem ao encontro dos anseios da Comunidade São José, bem como será estendido para todas as comunidades rurais com essa mesma orientação, desde que tenham produtores que tenham a intenção de produzir abelhas, e por conseguinte, o mel.

Quanto mais abelhas tivermos mais vida e mais biodiversidade florística havemos de ter, e, consequentemente mais alimentos, pois sem abelhas não teremos alimentos e a humanidade ficaria comprometida pelo simples fato da subsistência.

Estiveram presentes na visita a Casa do Mel o Prefeito Vitório Antunes de Paula, o Vice Prefeito Zé Maria, o Gestor Ambiental Ademar Capra, o Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural Clairton Pedrozo de Quadros, o Secretario de Administração Valmir José de Souza, o Vereador Emerson Senchechem, o Veterinário Jorge Zandonai, os técnicos Dailton Baitel e Gilmar, o Presidente da Associação Altair, os associados Saulo e Joarez, os produtores Marli e Vilson e o Chefe de Gabinete Régis Augusto Anderção.