Portal da Transparência

  Escola Municipal José Araújo Loures

Escola Rural Municipal José de Araújo Loures

 

Endereço: Pedro Lustosa/Comunidade São Sebastião

Fone: S/N  

Horário de funcionamento: Início 12h30min - Término 16h30min

Nº De alunos: Educação Infantil: 08 Alunos

                        Ensino Fundamental: 28 Alunos

Nº De turmas: 03 multisseriada

05 Professores

01 Pedagoga

                          HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Rural Municipal José de Araújo Loures — Educação Infantil - Ensino Fundamental, está situada na localidade de São Sebastião, no município de Reserva do Iguaçu, Estado do Paraná.

A Escola Municipal José de Araújo Loures iniciou aproximadamente em 1950 com o nome de Escola Rural Municipal São Sebastião, funcionava multisseriadas tendo sempre 1 (um) professor, que além de ministrar as aulas era zeladora e merendeira, isso foi até 1997 e com a criação do Município de Reserva do Iguaçu o qual desmembrou-se do Município de Pinhão, aconteceu a nuclearização das escola do interior. Foi então que essa escola passou a ser seriada, acolhendo a clientela de outras comunidades. No ano de 2013 passou a ser multisseriada novamente, devido ao número pequeno de alunos. Funcionando como Educação Infantil em uma sala, 1º, 2º e 3º ano em outra sala e 4º e 5º ano em outra sala.

A escola funcionou em três locais sendo a escola antiga que continha uma sala, uma cozinha e dois banheiros, o barracão da igreja onde abrigou três das cinco turmas existente e ainda uma alugada que abrigou a pré-escola, funcionou assim por aproximadamente um ano, até a construção do prédio para o funcionamento da escola.

Por ser um município iniciante sem maiores recursos, o prédio foi construído com materiais doados pela C.O.P.E.L. que já eram usados em barracões da companhia, esse material não era resistente e por já ser antigo, teve duração de cinco anos, quando um vendaval em outubro de 2000 destruiu completamente. A escola funcionou por quase três anos, em uma sala construída de madeira com três salas, a qual foi dividida novamente em cinco salas e a cozinha passou a funcionar no pavilhão da igreja.

Em 2003 iniciou-se a construção da escola atual sendo de alvenaria em um espaço físico no qual está localizada a referida escola que é de 9310m2 possui 567m2 de área construída.

Em 2007, após alguns anos de reinvindicações, foi autorizado a mudança de nome da escola que a partir de então passa a chamar-se Escola Rural Municipal José de Araújo Loures.

O senhor José de Araújo Loures, filho de descendentes europeus, instalaram-se na comunidade de São Sebastião em meados da década de 50, trabalharam na agropecuária e agricultura, sendo que José  de Araújo teve como profissão  cartorário/ escriturário. Visto a que a contribuição de sua família no ano de 2001 ajudou a comunidade em geral...

O Estabelecimento de Ensino, mantém um atendimento na área de Educação Infantil-Ensino Fundamental / 1º ao 5º ano, totalizando 39 alunos.

Sua clientela é oriunda de diversas localidades como: Nossa Senhora de Fátima, Soares e Potreirinho. Pertencentes a diferentes classes sociais, predominando a classe média baixa. Os pais em geral não possuem o Ensino Fundamental e trabalham na agricultura/ agropecuária com lavouras de fumo, milho, feijão e outros...

A Escola caracteriza-se por um trabalho democrático, cujo principal objetivo está centrado no aluno, sendo dada atenção especial ao educando. Neste sentido, as reflexões passam obrigatoriamente pela preocupação que a escola deve ter em contribuir para que o aluno aproprie-se dos conhecimentos humanos e técnicos historicamente produzidos.

Vale dizer, que requer a preocupação de um Projeto Político Pedagógico cuja gestão fundamenta suas preocupações em desenvolver as competências necessárias a compreensão de um mundo em permanente mutação.

Recebeu autorização de funcionamento pela Resolução n° 3721182 de 22/02/82 da Secretaria de Estado da Educação.

 

 

 

 

Diretora: Clemair AparecidaS. Ferraz Almeida             Fone:42 99764962

 

 

Pedagoga: Luciane Mendes Bolcota                            Fone:42 9949-6064

 

Documentadora Escolar: Ana Carla Machado.                Fone: 42 99892040

 

 


Arquivos

Nome Atualizado em Download
CALENDÁRIO ESCOLAR- ANO 2023 12/05/2023 16:01:00