PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CMEI CRIANÇA FELIZ EM RESERVA DO IGUAÇU-PR - PALESTRA LÚDICA E PLANTIO DE ÁRVORES

Publicado em: 07/06/2023 15:02

Com iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e apoio da prefeitura municipal foi dado início ao Trabalhos da nossa 1ª Semana do Meio Ambiente de Reserva do Iguaçu-PR. Com objetivo principal e estritamente EDUCACIONAL. Principalmente no que diz respeito a Educação Ambiental. Esse dia 05 de Junho, ou dia Mundial do Meio Ambiente existe para que repensemos nossas atitudes em relação ao Ambiente em que vivemos e principalmente tenhamos consciência ecológico/ambiental em todos as nossas ações diárias. O Meio Ambiente apenas externaliza o nosso comportamento, logo, precisamos tomar atitudes pro ativas sobre a Natureza saudável e Ecologicamente sustentável em que vivemos, pois sem ela até mesmo nós haveremos de ter dificuldades em nossa prosperidade e existência, além de que o nosso futuro pode também estar comprometido.

No dia 02 de junho aconteceu uma das primeiras atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Foi realizado uma palestra ou conversa com alunos da CMEI Criança Feliz. Juntamente foi plantado árvores com a participação das crianças conscientizando-as desde pequenas sobre nosso compromisso com o Ambiente em que vivemos. Ainda foi apresentado um sistema colorido de separação do lixo que produzimos, plantado mais de 15 mudas de árvores frutíferas e nativas, foi dado início ao Projeto Horta na Escola. Todos os cuidados referentes ao Meio Ambiente foi apresentado às crianças para que criem hábito no seu dia-a-dia sobre nosso comportamento em relação ao nosso espaço de sobrevivência que é o Meio em que vivemos.

Pretende-se com essa atividade dar início às ações em prol do Meio Ambiente para o ano de 2023. Ainda dentro desse contexto pretende-se abrir composteiras em todas as escolas e CMEIS para que tenhamos consciência e aprendizado no ambiente escolar do que produzimos e assim possamos estender para o ambiente do nosso lar esse comportamento ambientalmente correto de dar o destino adequado do lixo produzido. Ainda foi orientado a todos a melhor maneira de fazer a separação do nosso lixo por característica, bem como o seu destino de forma correta para que nem tudo que produzimos vá para o Aterro Sanitário Municipal.

Precisamos criar hábito saudável e constante para alcançarmos êxito rumo a AUTOSSUSTENTABILIDADE AMBIENTAL e SOCIAL. Pra isso repensar em Reciclagem além da redução na produção de lixo é uma premissa básica de respeito e retidão de conduta em relação ao Meio Ambiente em que vivemos.